quinta-feira, 8 de março de 2012



Petrobras quer explorar jazidas de gás na Argentina

Petrobras demonstrou interesse na exploração de jazidas de gás não convencional no sul da Argentina, afirmou nesta quarta-feira o ministro do Planejamento argentino, Julio de Vido.
'Vamos iniciar uma nova etapa na relação com a Petrobras, que tem muito interesse em trabalhar e avançar em jazidas de 'tide gas' e 'shale gas' (gás não convencional) no sul da Argentina e em aprofundar a produção em suas jazidas convencionais', detalhou o ministro.
De Vido se reuniu hoje em Buenos Aires com o ministro de Minas e Energia Edison Lobão, com quem liderou um ato para avançar no processo de licitação de diversas obras e serviços com vistas à construção de dois projetos hidrelétricos compartilhados, Garabí e Panambí, sobre o fronteiriço Rio Uruguai.
'A Petrobras iniciou uma nova etapa e tem uma forte vocação para avançar em metas absolutamente superiores às que temos hoje', destacou De Vido.
A empresa brasileira produz cerca de 7% do petróleo e 9% do gás extraído na Argentina, segundo dados do Instituto Argentino de Petróleo e Gás.
A Petrobras Argentina obteve no ano passado um lucro líquido de US$ 746 milhões, 10,5% menos que em 2010.
De Vido antecipou hoje que viajará nas próximas semanas ao Brasil para 'avançar na nova relação' com a Petrobras e definir novos passos no processo para a construção das centrais de Garabí e Panambí, para a qual já está em curso uma licitação para o desenho do projeto e do estudo de factibilidade das hidroelétricas.