
Como se sabe, um Ribbon Blender bem projetado e bem operado, sob condições normais, tem vida útil em torno de trinta anos (ou mais).
Para otimizar a vida útil de um Ribbon Blender, e garantir a qualidade da produção, alguns pontos básicos precisam ser levados em consideração:
Na hora de comprar, escolha o tamanho certo do equipamento para a sua produção. São o volume e a densidade da mistura - e não a massa - que determinam o tamanho do equipamento e a potência do motor.
Não substitua o motor do seu Ribbon por um mais potente para fazê-lo dar conta de uma mistura mais densa; ao menos não sem consultar o fabricante. O motor maior não só aumentará o custo da operação da máquina, como pode sobrecarregar o eixo, o agitador e toda a estrutura do equipamento.
Nunca abasteça o Ribbon com meno de 30% de sua capacidade total. Nesse caso, ele não consegue promover o contato necessário entre o agitador e o produto, prejudicando o resultado da mistura.
O Ribbon Blender é conhecido principalmente por seu agitador Duplo-Helicoidal, mas você pode optar por um Agitador Tipo Pá se a sua mistura envolver materiais muito frágeis. Esse tipo de agitador tem menos superfície de contato periférica, o que promove a agitação suave que os materiais frágeis requerem.
Você pode equipar o seu Ribbon Blender com um extrusor de descarga se for misturar produtos espessos ou viscosos. O extrusor reforça a mistura e permite descarga total do produto acabado.